terça-feira, 5 de abril de 2011

PITÁGORAS

Resumo do verbete PYTHAGORAS da Wikipedia em 5/4/2011

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    Pitágoras
  1. Pitágoras fundou no Sul da Itália em 560 A.C. uma organização que era de certa forma uma escola, em algumas era uma fraternidade (fontes indicam que tanto homens quanto mulheres estavam entre os aderentes de Pitágoras [57]  e em algumas formas um monastério. Estava baseada nos ensinamentos religiosos de Pitágoras e era secreta. Os aderentes estavam obrigados por uma promessa a Pitágoras e de um para o outro para o objetivo de perseguir as observâncias religiosas e ascetas e o estudo de suas teorias religiosa e filosófica. A afirmação de que os alunos colocavam todas as suas propriedades em um estoque comum é talvez uma inferência posterior resultante da interpretação de certas máximas e práticas pitagóricas.[58]
  2. iamblicos e Porfírio dão detalhes sobre a organização da escola, apresentando Pitágoras como uma figura divina que foi enviada pelos deuses para beneficiar a humanidade [56]
  3. Quanto aos arranjos internos da seita, somos informados que aquilo que foi feito e ensinado entre os membros foi mantido em profundo segredo em relação a todos. Porfírio afirmou que este silêncio era de “um tipo incomum.” Os candidatos tinham que passar por um período de provas, onde suas capacidades de manter o silêncio (echemythia) eram especialmente testadas, bem como seu temperamento geral, disposição e capacidade mental.[59]
  4. Havia graus entre os membros. Era uma máxima pitagórica antiga, que cada coisa não era para ser dita para todas as pessoas [60]. Assim, os pitagóricos eram divididos em um círculo interno chamado os matematicoi (aprendizes) e um círculo externo chamado acusmaticoi (“ouvintes”) [61]
  5. iamblicos descreve-os como esoteroticoi e exoteroticoi (ou alternativamente pitagoreoi e pitagorestai [62] conforme o grau de intimidade que desfrutavam com Pitágoras.
  6. Porfírio escreveu “os matematicoi aprendiam a versão mais exatamente detalhada da sabedoria de Pitágoras, os acusmaticoi (eram) aqueles que haviam ouvido apenas o resumo com as linhas principais dos escritos (de Pitágoras), sem uma exposição mais exata.”
  7. Haviam práticas ascéticas (muitas das quais, talvez, de significado simbólico) no modo de vida do grupo.[63] Algumas representam Pitágoras como proibindo todo tipo de comida animal.
  8. Outras autoridades contradizem a afirmação. De acordo com Aristoxenos, [65] Pitágoras permitia o uso de todos os tipos de alimento animal exceto a carne de bois usados para arar a terra e de carneiros.[66] Há discrepância similar quanto a proibição de peixe e feijões. [67] Mas parece ter sido pressionada a temperança de todos os tipos. É afirmado também que eles faziam refeições em comum, lembrando o sistema espartano, onde eles se agrupavam em companhias de dez.[68]
  9. Importância considerável parece ter sido dada à música e à ginástica nos exercícios diários dos discípulos. Sua disciplina como um todo é representada como uma serenidade sublime e autodomínio.[69]
  10. iamblicos (aparentemente na autoridade de Aristoxenos) dá uma longa descrição sobre a rotina diária dos membros, que sugere muitas similaridades com Esparta. Os membros da seita mostravam uma devotada ligação de uma pessoa com a outra, com a exclusão daqueles que não pertenciam às suas fileiras. [71] Havia estórias de símbolos secretos com os quais membros da seita podiam reconhecer uns aos outros, mesmo se eles nunca haviam se encontrado antes.[72]
  11. A escola de Pitágoras teve um grande efeito em tradições esotéricas futuras como o Rosacrucianismo e a Maçonaria.
  12. Seguidores de Pitágoras fundaram fraternidades ou clubes com o objetivo de perseguir as práticas religiosas e ascéticas desenvolvidas por seu mestre. Na prática a fraternidade era ao mesmo tempo “uma escola filosófica, uma fraternidade religiosa e uma associação política."[39]
  13. Um tal clube aristocrático e exclusivo pode ter causado ciumes e provocado hostilidades entre muitas pessoas de Crótona. Parece que houve conflito entre as cidades de Crótona e Sibaris. As forças de Crótona foram lideradas pelo pitagoreano Milo, e pode ser que os membros da fraternidade tenham participado ativamente.
  14. Após a decisiva vitória de Crótona, a proposta da realização de uma constituição mais democrática foi combatida pelos pitagóricos.
  15. Seus inimigos, liderados por Cilon e Ninon, este último irritado por ter sido excluído da fraternidade, instigaram a população contra a fraternidade. Os pitagóricos foram atacados quando realizavam uma assembleia ou na casa de Milo ou em outro local de encontro do grupo.
  16. O prédio foi incendiado e muitos membros morreram.
  17. Apenas os mais jovens e mais ativos escaparam.[40].
  18. Situações similares aconteceram nas outras cidades da Magna Grécia onde clubes pitagóricos haviam sido formados.
  19. A Ordem Pitagórica foi suprimida em todos os lugares e nunca foi reativada.
  20. Os pitagóricos continuaram a existir, como seita, mantendo entre si a observância religiosa e os intentos científicos. Indivíduos, como Arquitas conseguiram, de vez em quando, grande influência política.
  21. Sobre o destino de Pitágoras, os relatos variam. Alguns dizem que ele morreu no templo com seus discípulos,[41] outros que ele escapou para Tarentum e de lá para Metapontum onde jejuou até morrer.[42] Seu túmulo foi mostrado em Metapontum na época de Cícero.[43]
  22. Conforme algumas fontes Pitágoras casou-se comTheano, uma dama de Crótona. Tiveram o filhoTelauges e três filhas DamoArignote, e Myia.
  23. EscritosExiste pouca evidência direta sobre o tipo e a quantidade de sabedoria que Pitágoras adquiriu, ou sobre sua visão filosófica. Todas as menções feitas por Platão ou Aristóteles são atribuídas aos pitagóricos e não a Pitágoras diretamente.
  24. Muitas das realizações atribuídas a Pitágoras podem na realidade ter sido realizações de seus colegas e sucessores.
  25. Os ensinamentos podem ter sido ligados à doutrinas e usos secretos, que foram sem sombra de dúvida proeminentes no sistema pitagórico, e podem ter sido ligados com a adoração do deus Apolo.[36]
  26. Idéias pitagóricas exerceram influência acentuada sobre Platão e através de Platão, em toda a filosofia ocidental.
  27. Aristóteles escreveu um trabalho sobre os Pitagóricos, que infelizmente perdeu-se. [7] 
  28. A atmosfera de “segredo” que envolvia a irmandade de Pitágoras impediu o registro de fatos exatos sobre ele dando lugar a invenções.
  29. A maioria sobre Pitágoras foi escrita séculos após ele ter vivido.
  30. Não há escritos de Pitágoras. Alguns documentos, forjados, circularam na antiguidade. Críticos como Aristóteles e Aristoxenus duvidaram da autenticidade.
  31. Autores que mencionaram Pitágoras em seus escritos: Xenófanes, Heráclito, Heródoto, Platão, Aristóteles e Isócrates.
  32. Autores que registraram dados biográficos: Diógenes, Laercio, Porfírio e iamblicos.
  33. Discípulos de Aristóteles Dicaercus, Aristoxenos e Heráclides Ponticus também escreveram sobre os Pitagóricos.
  34. Porfirio e Lamblicos leram Dicaercus, Aristoxenos e Heráclides Ponticus.
  35. Os neoplatonistas – no terceiro século depois de Cristo, (Plotino e seu professor Ammonius Saccas) foram os que escreveram a maioria dos detalhes a respeito de Pitágoras[5]
  36. Mitos criados pelos neoplatonistas:
  37. Apolo foi o pai de Pitágoras.
  38. Pitágoras tinha um brilho sobrenatural
  39. Pitágoras tinha uma das coxas feita de ouro.
  40. Que o sábio Abaris veio até Pitágoras voando em uma flecha dourada.
  41. Que Pitágoras foi visto em lugares diferentes no mesmo tempo.
  42. Várias descobertas matemáticas e científicas foram atribuidas a Pitágoras incluindo
  43. seu famoso teorema [27]
  44. descobertas no campo da música,[28]
  45. astrologia/astronomia,[29
  46. e medicina.[30].
  47. Mas foi o elemento religioso de Pitágoras que causou a mais profunda impressão em seus contemporâneos, de tal forma que as pessoas de Crótona, supõem-se, o tenham identificado como sendo o deus hiperboreano Apolo,[31].
  48. Disseram que Pitágoras realizou adivinhações e profecias.[32]
  49. Dizem que ele foi o primeiro ser humano a denominar a si mesmo “filósofo” ou “amante da sabedoria”[4]
  50. Há um busto de Pitágoras no Vaticano.
  51. Era crença firme na antiguidade que Pitágoras havia viajado para: Egito, Arábia, Fenícia, Judeia, Babilônia e India, na busca de conhecimento secreto ou místico sobre o culto dos deuses.[18] 
  52. Foram instrutores de Pitágoras:  Creofilus,[13] Hermodamas,[14] Bias,[13]Tales,[13] Anaximandro,[15]  e  Ferecides de Siros.[16] 
  53. Diz-se que Pitágoras
  54. Estudou geometria com os egípcios.
  55. Aritmética com os fenícios.
  56. Com os Caldeus, astrologia.
  57. Magos Persas seguidores de Zoroastro ensinaram os princípios de religião e máximas práticas para a conduta na vida.[17]
  58. O grego Ferecides teria sido instrutor de Pitágoras.
  59. Plutarco afirmou em seu livro “Sobre Isis e Osiris” que durante sua visita ao Egito Pitágoras recebeu instruções do sacerdote egípcio Oenufis de Heliópolis.[19]
  60. Outros escritores da antiguidade atestaram a visita de Pitágoras ao Egito.[20]
  61. Não é fácil dizer quanto Pitágoras aprendeu com os sacerdotes egípcios, ou mesmo se ele aprendeu alguma coisa com eles.
  62. Não há nada no simbolismo adotado por Pitágoras que mostre traços distintos do Egito.
  63. Os ritos religiosos dos pitagóricos mostravam o espírito da religião grega e nada dos mistérios egípcios.
  64. A filosofia e as instituições de Pitágoras podem facilmente terem sido desenvolvidas por uma mentalidade grega exposta às influências comuns da época. Autoridades antigas observam as similaridades entre as peculiaridades religiosas e ascéticas de Pitágoras com os Mistérios Órficos ou de Creta[22] ou do Oráculo de Delfos [23].
  65. Heráclito afirmou que Pitágoras havia aprendido bastante.[24]
  66. Xenófanes afirmou que Pitágoras acreditava na transmigração da alma – no renascimento de uma alma em um animal, mencionando a intervenção de Pitágoras na situação de um cão que estava sendo espancado, afirmando haver reconhecido nos gritos do cachorro a voz de um amigo que já havia morrido.[25]
  67. Pitágoras teria afirmado ter sido Euforbus, filho de Pantus, na Guerra de Tróia, bem como vivido vários outros personagens: comerciante, cortesão,etc.[26]
  68. Nas visitas a várias localidades da Gécia, Delos, Esparta, Filos, Creta, etc Pitágoras  geralmente aparece tanto na sua aparência religiosa ou sacerdotal, ou então como um legislador.[33]
  69. Pitagóricos da antiguidade costumavam mencionar “autos efe” (“Ele, em pessoa, disse”) enfatizando a natureza oral de seus ensinamentos.
  70. Teorema de Pitágoras: Dado um triângulo retângulo, a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
  71. Frase de Aristóteles: “Os assim chamados pitagóricos, que foram os primeiros a estudar matemática, e que não apenas avançaram na matemática, mas esgotaram o assunto, imaginaram que os princípios da matemática foram os princípios de todas as coisas. AristotelesMetaphysics 1–5 , cc. 350 BC
  72. O teorema de Pitágoras foi utilizado anteriormente na Babilônia e na India.[44]
  73. Os alunos de Pitágoras tinham o costume de atribuir tudo a seu mestre.
  74. Dizem que os seguidores de Platão criaram o mito do teorema ter sido inventado por Pitágoras.[45]
  75. A primeira menção do nome de Pitágoras ligado ao teorema aconteceu cinco séculos após sua morte, nos escritos de Cícero e Plutarco. 
  76. Teorias musicais e investigações
  77. Entretanto, pode ser que Pitágoras possa ter sido realmente o responsável pela descobertas das propriedades do comprimento de cordas.
  78. Pitagóricos elaboraram uma teoria de números cujo exato significado se encontra ainda em debate entre eruditos.
  79. Outra lenda atribuída a Pitágoras foi a da “harmonia das esferas”: planetas e estrelas movendo-se conforme equações matemáticas, que correspondem a notas musicais e portanto produzindo uma sinfonia.[48]
  80. Tetractis












  1. Credita-se a Pitágoras a criação da tetractis, a figura triangular com quatro filas, cuja soma resulta no número perfeito, dez. A tetractis era muito importante como símbolo místico para os pitagóricos.
  2. "Por ele que trouxe para nossa geração a tetractis, fonte das raízes de cada criatura que fluí por natureza." —iamblicos, Vit. Pyth., 29




  1. Religião e ciência
  2. O ponto de vista religioso e científico eram inseparavelmente interligados na opinião de Pitágoras. Do ponto de vista religioso, Pitágoras acreditava na metempsicose. Ele acreditava na transmigração, ou reencarnação da alma novamente e novamente em corpos de humanos, vegetais e animais, até a alma se tornar imortal. Suas ideias de reencarnação foram influenciadas pela religião grega antiga. Heraclito Ponticus relata a estória que Pitágoras afirmava ter vivido quatro vidas que ele conseguia se lembrar em detalhes.[49] e conforme Xenofanes, Pitágoras ouviu o grito de seu amigo morto no latido de um cachorro.[50]
  3. Lendas
  4. Pitágoras foi objeto de lendas elaboradas envolvendo sua pessoa.
  5. Aristóteles descreveu Pitágoras como um “fazedor-de-maravilhas e uma figura um tanto sobrenatural, atribuindo a ele uma coxa-de-ouro, que era sinal de divindade.
  6. Diz a tradição islâmica que Pitágoras foi iniciado pela divindade egípcia Hermes (Toth).[51]
  7. De acordo com Aristóteles e outros, alguns antigos acreditavam que Pitágoras possuia a habilidade de viajar através do espaço e do tempo, e de se comunicar com animais e plantas. [52]
  8. Diz-se que Pitágoras tinha uma coxa de ouro, que ele mostrou para Abaris, o sacerdote hiperboriano, e exibiu nos jogos olímpicos.”[53] ( Extraido do Dicionário Brewer's de Frases e Fábulas, verbete intitulado "Coxa de Ouro"
  9. Outra lenda descreve escritos de Pitágoras na Lua.
  10. Pitágoras afirmou que ele era capaz de escrever na Lua. Seu plano de operação era escrever com sangue em um vidro-de-enxergar, e colocá-lo em oposição à Lua, quando o escrito apareceria fotografado ou refletido no disco lunar.[54]

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