domingo, 13 de janeiro de 2013

AVELÓS AVELOZ (Euphorbia tirucalli)- CACHORRO PELADO - ÁRVORE LÁPIS - PAU PELADO - DEDINHO - LABIRINTO Nome científico: Euphorbia tirucalli L Nomes populares: almeidinha, cachorro-pelado, árvore-de-são-sebastião, árvore- do-coral-de-são-sebastião, árvore-do-lápis, avelós, cassoneira, cega-olho, coral-de- são-sebastião, coral-verde, coroa-de-cristo, dedinho, dedo-de-diabo, dente-de-cão, espinho-de-Cristo, espinho-de-judeu, espinho-italiano, graveto-do-diabo, labirinto, mata-verrugas, pau-pelado, pinheirinho, pau-liso, pau-sobre-pau

Avelos / Aveloz / Avelós - Nome científico: Avelós (Euphorbia tirucalli)
Nomes populares: CACHORRO PELADO - ÁRVORE LÁPIS - PAU PELADO - DEDINHO - LABIRINTO.
Nome científico: Euphorbia tirucalli L
Nomes populares: almeidinha, cachorro-pelado, árvore-de-são-sebastião, árvore- do-coral-de-são-sebastião, árvore-do-lápis, avelós, cassoneira, cega-olho, coral-de- são-sebastião, coral-verde, coroa-de-cristo, dedinho, dedo-de-diabo, dente-de-cão, espinho-de-Cristo, espinho-de-judeu, espinho-italiano, graveto-do-diabo, labirinto, mata-verrugas, pau-pelado, pinheirinho, pau-liso, pau-sobre-pau

Todas as partes da planta aveloz exsudam (soltam) uma seiva branca leitosa cáustica quando danificadas.
O contato direto da seiva com os olhos pode causar cegueira temporária por vários dias.
A seiva cáustica também pode causar queimaduras na pele e dermatites.
A seiva branca como látex é extremamente irritante para a pele e membranas mucosas e pode produzir inflamação da pele, conjuntivite nos olhos, queima da boca e garganta, diarréia e gastroenterite.
É evidente que aveloz tem grave potencial de dano quando a seiva da planta tem contato direto com o corpo humano.
Curiosamente, pode haver também algum potencial para o bem.
Pesquisadores demonstraram que os extratos de certas plantas da família Euphorbia realmente mostram a atividade antileucêmica que poderia ser atribuída ao seu conteúdo de certos ésteres de diterpeno.
O que se sabe ( a ciência sabe) é que o avelós age inibindo enzimas relacionadas à multiplicação dos tumores, além de ter potencial anti-inflamatório e analgésico.


(Retirado do blog http://curapelanatureza.blogspot.com/2008/04/avels-mais-um-aliado-contra-o-cncer.html ) :
O avelós, planta muito comum no Nordeste do Brasil, tem propriedades anticarcinogênicas, antiasmáticas, antiespasmódicas, antibióticas, antibacterianas, antiviróticas, fungicidas e expectorantes. Também é purgativo e anti-sifilítico.

A parte usada da planta é o látex, que quando puro irrita a pele e os olhos (por isso deve-se manter o avelós longe de crianças e animais), mas dissolvido em água o látex é indicado para tratamento de tumores cancerosos e pré-cancerosos.

O látex puro é perigoso para os olhos, podendo até cegar, e também pode provocar hemorragia.

MODO DE USAR
Extraia três gotas de uma haste carnuda e coloque em um copo com água pura. Tome uma colher de sopa dessa água de quatro a seis vezes ao dia. Nos casos de tumores, esse tratamento deve ser feito durante muitos meses.


Home Assinantes Trabalhos Acadêmicos Bibliografia Outros Sites Colaboradores
2003-2013 Sérgio Roberto Sigrist - Seção Técnica de Informática da ESALQ

AVELOZ


Nome popular AVELOZ
Nome científico Euphorbia tirucalli
Fotos ampliadas
Família Euphorbiácea
Sinonímia popular Árvore-do-lápis
Parte usada Látex retirado dos ramos
Propriedades terapêuticas Antiasmática, anticarcinogênica, antiespasmódica, antibiótica, antibacteriana, antivirótica, fungicida e expectorante
Princípios ativos Hidrocarbonetos terpênicos e aldeídos.
Indicações terapêuticas Tumores cancerosos e pré-cancerosos.
Informações complementares
Habitat
Originária da África e de lá foi levada para outros países tropicais. No Brasil se adaptou bem na região Nordeste.

Descrição
É um arbusto que pode atingir até 3 metros de altura, possui ramos verticiliados, cilíndricos, extremamente ramificado, com coloração verde. Dá uma excelente cerca viva.

Propriedades químicas (Cont.)
Óleos essenciais (eugenol), hidrocarbonetos terpênicos, aldeídos, látex, goma tirucalli, ésteres de forbol e ingenano ésteres de ingenol, 4-desoxi-forbol e 12-O-tetradecanoil forbol-13-acetato; 12-0-(22) (4E)-octadienol-4-deoxiforbol-13-acetado; ácido 3, 3’-di-0-metil-elágico; beta-sitosterol; ácido cítrico; ácido elágico; eufol; euforona; glucose; hentriacontanol; isoeuforal; kaempferol; ácido málico; sapogenina-acetatos; ácido succínico; taraxasterol; taraxerina e tirucalol.

Indicações
Na medicina alternativa é usado o suco (látex) leitoso cáustico, de efeito irritante na pele e aos olhos porém o seu suco dissolvido em água é indicado para tratamento de tumores cancerosos e pré-cancerosos.

Pesquisadores americanos já se interessaram pelo aveloz e descobriram propriedades contra o carcinoma maligno, como complemento de outros procedimentos médicos.

Veja um resumo de depoimento no "Livro da Família", 1994, páginas 170 e 171, sobre o efeito do aveloz em pacientes com câncer:

Adeus câncer? Antes de mais nada, quero deixar bem claro que nunca desautorizo a medicina. Não me intrometo onde não posso, pois não sou médico. Apenas por acaso descobri esta planta para minha cura de fístula que, parece, está também dando certo com pessoas que sofrem de câncer.

Observando mais de 200 pessoas que tomaram o aveloz pude tirar algumas conclusões:

Pessoas que sofrem de câncer podem tomar até três gotas de seiva do aveloz contra o câncer, diariamente.
Tomar uma gota de cada vez em três vezes ao dia, em meio copo de leite, após as refeições. Assim se garante uma ação contínua.
Tomar a seiva pura faculta uma cura mais rápida, mas deve-se continuar o tratamento até três meses após o desaparecimento dos sintomas. E mesmo depois voltar ao tratamento de vez em quando, por uns dois anos.
Continuar o controle médico. Só ele pode declarar uma cura definitiva.
Quando começou a propaganda do aveloz? "Eu, pessoalmente, sofria de uma fístula pleural durante quase cinco anos. Uma cirurgia seria perigosa, segundo alguns médicos. Achavam que eu deveria conviver com este incômodo até o fim da vida. Saía muito pus. Um dia me lembrei de usar o aveloz. Deu certo. Em apenas três semanas a fístula desapareceu. Isto já faz ano e meio. Continuo bem...
Vejamos o efeito do aveloz em duas pessoas:

Uma senhora sofria de câncer das mamas. O uso do aveloz fez desaparecer totalmente todos os nódulos em apenas duas semanas. Ela estava sob observação médica, que constatou câncer. Após um ano de desaparecimento dos sintomas de câncer, voltaram os nódulos. Voltou a tomar aveloz. E novamente ficou sem os sintomas. Deverá tomar o aveloz durante mais tempo.

Outra senhora estava condenada à morte com câncer generalizado dos intestinos. Os médicos lhe davam no máximo dois meses de vida. Tomou o aveloz. E hoje está trabalhando no normalmente, com boa saúde. A cura foi em maio de 1992. Ela se sente bem. Não sente mais nada da doença. Aguardamos algum tempo para poder falar de uma cura definitiva.

Poderia mencionar ainda muitos casos de pessoas doentes de câncer que tomaram o aveloz e não sentem mais nada. Todos os sintomas desaparecem.

Toxicidade
Por ser altamente cáustico, o látex precisa ser diluído em água. O látex puro pode provocar até uma hemorragia.

Devido a sua toxicidade, o professor Lelington, químico-fitologista (UFPR), aconselha que o uso mais seguro do aveloz seja de glóbulos homeopáticos, pois tem o mesmo efeito das gotas e não agridem o estômago. Usar 6 glóbulos sublingual de manhã e a noite.

Colaboração
Lelington Lobo Franco, escritor, pesquisador, químico-fitologista (Curitiba, PR)

Bibliografia



Mais sobre aveloz...
Lista de Discussão
Plantamed
WEP Terapias
Plantas que curam
Tropical Plant Database
Quackwatch.org

2003-2013 Sérgio Roberto Sigrist - Seção Técnica de Informática da ESALQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário